Devemos tentar manter uma alimentação saudável tanto em casa como em actividade.
Mesmo com as restrições de peso, de conservação e de espaço que temos num acampamento, há formas de suplantar essas dificuldades para podermos ter uma alimentação diversificada e saudável.
Num acampamento o mais fácil é recorrer às massas e ao atum, mas não nos esqueçamos de que muitos legumes são fáceis de conservar, assim como não há só peixe e salsichas em conserva! Sejam originais e transformem mesmo um almoço volante numa refeição interessante!
Alternem a carne e o peixe nos almoços e jantares, assim como o acompanhamento. É mais agradável e saudável. Não se esqueçam dos legumes e da fruta!
Algumas dicas de campo:
- juntem tomate e umas folhas de alface, rúcola ou espinafres à fatia de queijo da sanduíche. Vai ficar muito mais fresca e saborosa!
- se o almoço volante tem de ser mesmo com atum porque não juntar grão ou feijão de conserva, um ovo cozido e cebola picada? Temperando com azeite e vinagre fica uma óptima refeição fria;
- aproveitem as brasas da fogueira para cozinhar batatas, maçãs, ou pão de rosca enquanto cozinham o resto da refeição na panela;
- levem sempre fruta para as actividades. Mata a fome e a sede;
- ao jantar podem aproveitar para cozinhar algo para o almoço volante do dia seguinte, como massa ou batata.
- não fiquem muitas horas sem comer! Um grande almoço é menos saudável do que um almoço mais ligeiro e um lanche.
E como não podia deixar de ser, aqui fica a roda dos alimentos reformulada, para que tenhamos noção da proporção correcta entre os diferentes grupos de alimentos:
imagem: Direcção Geral de Saúde
Sem comentários:
Enviar um comentário
O que achaste deste post?