terça-feira, 28 de julho de 2009

Primeiros Socorros | Picadas de Insectos


Com o calor surgem mais insectos... Há quem tenha graves reacções cutâneas, mas em geral estas picadas provocam apenas uma dor temporária ou prurido durante uns dias.
Alguns insectos, como as abelhas e as vespas, injectam ao picarem um veneno que contém substâncias que provocam dores locais, vermelhidão e tumefacção durante cerca de 48 horas. Normalmente, só um grande número de picadas (o que, em princípio, só ocorre se a pessoa for atacada por um enxame) deve ser encarado como perigososo. No entanto, cerca de 1 pessoa em cada 200 é alérgica ao veneno dos insectos, e portanto mais sensível a estas picadas.

Sintomas

Todas as picadas ou mordeduras de insectos provocam uma reacção cutânea que constitui essencialmente uma resposta alérgica às substâncias presentes na saliva ou nas fezes do insecto, as quais são muitas vezes depositadas no ou perto do local da picada e introduzidas depois no organismo da vítima quando esta coça a zona da picada. As reacções variam muito, podendo assumir a forma de bolhas vermelhas, de inchaços dolorosos (que podem libertar líquido ou pus) ou de exantemas que causam muita comichão. As pessoas reagem de maneiras diferentes ao mesmo insecto, pelo que, em algumas pessoas, a reacção pode ser extremamente intensa.
No caso de picadas de abelhas ou vespas, e em casos extremos, os sintomas podem incluir, para além dos exantemas pruriginosos (urticária), tonturas, edema do rosto e da garganta, respiração ruidosa, vómitos, dificuldades respiratórias e colapso.

Prevenção

A prevenção das picadas de insectos é particularmente importante para os campistas, para as pessoas que vivam em áreas infestadas por mosquitos e para os habitantes e visitantes dos países tropicais.
As picadas fora de casa podem ser reduzidas por meio do uso de vestuário que proteja adequadamente o corpo e da utilização de repelentes de insectos.
Dentro de casa, devem ser colocadas redes nas janelas e portas; e podem utilizar-se nos quartos, algumas horas antes de a pessoa se deitar, aerossóis que contenham insecticidas ou outrso difusores eléctricos.

Tratamento

  • A zona da picada ou mordedura deve ser bem lavada com água e sabão e deve ser-lhe aplicada uma pomada anti-histamínica, ex: fenistil, benaderma etc.
  • Se existir, retirar o ferrão com uma pinça desinfectada e depois desinfectar a picada com betadine. Se necessário aplicar um penso.
  • Deve evitar-se coçar a área.
  • Em caso de inchaço, deve-se colocar gelo.
Se ocorrer uma reacção intensa, deve consultar-se um médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que achaste deste post?