terça-feira, 28 de julho de 2009

Primeiros Socorros | cortes e escoriações


Em situações de pequenos cortes e/ou um arranhões, as infecções podem e devem ser evitadas. Para tal, deve-se lavar e tratar com um anti-séptico as zonas feridas.
Quando os ferimentos são mais profundos, a lavagem e escovagem do ferimento é particularmente crucial, devido à possível presença de areias ou corpos na ferida.
Daí que se lavar a ferida com água, sabão suave e uma compressa extra absorvente, na maioria dos casos qualquer objecto superficial ou mal entranhado na pele saia. Porém, se os objectos permanecerem alojados, especialmente se se tratar do rosto, deverá procurar os serviços de um profissional de saúde.
Se ficarem retidos noutros sítios do corpo, poderá limpá-los escovando a zona com sabão suave. Caso não proceda a essa limpeza, a pele poderá ficar contaminada com corpos estranhos, o que irá favorecer a infecção. Depois de desinfectar com betadine, cubra todos os arranhões e cortes com compressas esterilizadas e fixe com adesivo ou ligadura. Isso não só aliviará a dor como também impedirá a infecção. Mantenha o penso no local do ferimento, desinfectando-o e mudando-o uma vez por dia ou quando ficar sujo ou molhado. Normalmente não é necessária a aplicação de cremes e/ou pomadas.

Resumidamente, estes são os passos a tomar para situações de tratamento de pequenos cortes e arranhões:
  • Lave bem as mãos com água e sabão.
  • De seguida, lave o corte ou arranhão com água e sabão, de modo a limpar a sujidade. Se for necessário, seja vigoroso (em determinadas ocasiões, para limpar uma ferida, é preciso estimular um pequeno sangramento. Faça-o através de uma delicada compressão).
  • Caso existam pequenas partículas e/ou farpas próximas da superfície da pele, pode extrai-las com pinças esterilizadas. Se alguma farpa for de dificil extracção, pode retirá-la com o auxílio de uma agulha esterilizada.
  • Nunca tente extrair objectos grandes ou muito profundos.
  • Lave o ferimento com água corrente ou água potável e seque o local com uma compressa ou uma toalha, através de suaves pancadas, uma vez que a fricção pode reiniciar o sangramento.
  • De seguida, trate o ferimento com um anti-séptico, de modo a prevenir o aparecimento de infecções.
  • Em situações em que as bordas de um corte permanecem abertas, pode mantê-las juntas com um adesivo. Nessas ocorrências deverá, no entanto, deslocar-se ao Serviço de Urgência mais próximo, de forma a que o corte seja suturado.

Os sinais de infecção podem surgir apenas horas ou dias depois do tratamento do ferimento. Monitorize se existem indícios de uma infecção (dor, latejamento, pus, vermelhidão, edema em volta do ferimento, linhas vermelhas partindo do ferimento, gânglios linfáticos inchados e/ou febre).
Se surgir um ou mais desses indícios, desloque-se ao Serviço de Urgência mais próximo.

Fonte: Portal da Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que achaste deste post?