terça-feira, 28 de julho de 2009

Primeiros Socorros | Sangramento Nasal


O termo médico que define o sangramento nasal chama-se Epitaxe e é uma desordem comum nas crianças.
Na maioria dos casos não são preocupantes. Devem-se, geralmente, a uma irritação na área de Kiesselbach (uma parte do septo nasal muito vascularizada e sujeita facilmente a pequenos traumas, bastando por vezes meter o dedo no nariz ou assoar-se com mais força para desencadear a hemorragia). No entanto, pode ter outras origens, como um desvio do referido septo nasal, problemas inflamatórios como constipações, alergias (rinite), ou outras doenças, pelo que se os episódios se tornarem demasiado frequentes convém consultar um médico, de modo a proceder a um diagnóstico mais preciso.

Causas externas
Podem também surgir hemorragias nasais devido a um ambiente interior demasiado climatizado com ar quente e seco, pelo que há que ter cuidado e não abusar do ar condicionado ou dos ventiladores. Este ambiente propicia o aparecimento de fissuras na delicada mucosa nasal que pode começar a sangrar. Também o fumo do tabaco se pode tornar irritante e desencadear uma hemorragia nasal.
De referir, ainda que muitas vezes as crianças a brincar podem magoar-se, bastando uma pancada mais forte na face ou no nariz para que de imediato o nariz comece a sangrar.

O que fazer?

  • A primeira medida é sentar a pessoa de modo a cabeça ficar direita ou ligeiramente inclinada para trás.
  • Limpar o nariz e o rosto com uma toalha húmida;
  • depois, com os dedos indicador e polegar, exercer alguma pressão sobre o nariz (junto aos olhos) durante uns cinco minutos.
  • Se não for suficiente, pedir à pessoa que se assoe com suavidade, só para expulsar os restos de sangue que possam estar pelo caminho e tapar a narina (ou as duas, se for caso disso) com uma compressa enrolada, continuando a exercer pressão no nariz mais alguns minutos.
  • As compressas frias (ou gelo picado) também podem revelar-se úteis para diminuir o fluxo sanguíneo. Pode também aplicar-se um saco de gelo na base da nuca, diminuindo assim a irrigação dos vasos sanguíneos e diminuindo ou cessando a hemorragia nasal.
Nas crianças, raramente a hemorragia é muito abundante, mas se estes procedimentos não forem suficientes e as narinas continuarem a sangrar após 10 ou 15 minutos de tentativas de estancamento, será necessário levar a criança a um posto de saúde, para inspeccionar o nariz e controlar o vaso afectado através de outras medidas.

1 comentário:

O que achaste deste post?