O secretário tem a responsabilidade de manter actualizados os registos da patrulha. Entre estes registos incluem-se os relatórios, o caderno de patrulha (incluindo os Guiões das reuniões de patrulha e registos das actividades), e se possível, um “diário” da patrulha.
Funções:
- Prepara, com o guia de patrulha, os programas das actividades de patrulha, enviando-os antecipadamente ao chefe;
- Redige os relatórios das actividades em que a patrulha participa, sempre que possível com o auxílio da patrulha para que o relato fique mais completo;
- Redige os guiões das reuniões de patrulha;
- Elabora e organiza um ficheiro com os dados sobre os elementos da patrulha, tendo especial cuidado em recolher, assim que possível, a informação sobre novos elementos da patrulha;
- Garante que as cópias dos programas, relatórios, actas e outros registos, são colocados no caderno de patrulha, logo após a sua produção;
- Sempre que seja necessário efectuar correspondência para fora do grupo, prepara o documento, e após validação da patrulha, envia ao chefe da divisão para este aprovar e proceder ao seu envio (não deves, em situação alguma, enviar correspondência em nome da patrulha, sem o conhecimento do teu dirigente).
Dicas
Programas:
Os programas servem para comunicar à chefia informação sobre as actividades que a patrulha vai realizar, devem ser enviados com antecedência e conter obrigatoriamente os seguintes elementos:
- Data da actividade;
- Hora de início, e de final;
- Local;
- Elementos que participam;
- Material necessário (no caso de ser necessário dinheiro, indicar também).
Podem ainda dar um nome à actividade, e/ou fazer um croqui no caso de irem fazer algum percurso.
Relatórios:
Após a realização de cada actividade, a patrulha deve juntar-se para escrever o relatório com a descrição dos locais onde esteve e do que fez. Os relatórios devem incluir a seguinte informação:
- Data da actividade;
- Hora de início, e do final;
- Local;
- Elementos que participaram;
- A descrição do que fizeram na actividade (momentos importantes, as vossas opiniões sobre o que gostaram ou não, as coisas que correram bem e mal, piadas,...);
- No caso de serem de actividades de patrulha, se a actividade correu de acordo com o programa.
Redacção de Actas:
As actas são um registo das reuniões de patrulha, permitindo saber quais os temas abordados e as decisões tomadas.
É importante que, durante as reuniões, tomem notas sobre os assuntos falados, quem falou e as conclusões sobre cada tema. Com esta informação será mais fácil redigir a acta, onde deverão constar obrigatoriamente, a data e local da reunião, quem esteve presente e o resumo de cada tema com as respectivas conclusões.
Se tiverem dificuldades peçam aos vossos chefes para vos mostrarem um exemplo.
Artigos para o blog de Grupo:
Não se esqueçam que podem enviar artigos vossos para publicar no blog do grupo: actividades, datas especiais, opiniões, o que quiserem… Não se esqueçam que outras pessoas vão ler, pelo que é importante esmerarem-se. Depois é só enviar aos vossos chefes e já está.
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