sexta-feira, 5 de junho de 2009

Origens do Escotismo

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres, Inglaterra, em 22 de Fevereiro de 1857, filho do reverendo H.G. Baden-Powell, professor em Oxford e da filha de um almirante inglês, W.T. Smyth.
Ficou órfão de pai aos 3 anos, ficando a sua mãe com sete filhos, todos menores de catorze anos de idade. Tiveram frequentemente de lutar com dificuldades.
B.P. levou uma vida ao ar livre com os seus irmãos, fazendo excursões e acampando com eles em muitas partes da Inglaterra.
Em 1870, entrou na escola de Cartuxa com uma bolsa de estudo, não tendo sido um aluno exemplar. Faltava frequentemente às aulas mas distinguia-se como desportista e, sobretudo, pela sua habilidade dramática, a qual era muito apreciada pelos seus colegas.

Aos dezanove anos terminou os estudos em Cartuxa e foi para a Índia como alferes de um regimento que formava a ala direita da cavalaria na carga da brigada ligeira, na guerra da Crimeia. Tornou-se capitão aos vinte e seis anos.
Em 1887, B.P. encontrava-se em África nas campanhas contra os Zulus e mais tarde contra as ferozes tribos dos guerreiros Achantis e dos selvagens Matabeles, os quais o temiam e lhe chamavam de "
Impisa", (lobo que não dorme). As promoções de Robert eram quase automáticas, sucediam tão regularmente que, de repente, se tornou célebre. Em 1899, B.P. era já coronel, e em 13 de Outubro, durante 217 dias, B.P. defendeu Mafeking, resistindo ao cerco contra forças inimigas muito superiores, até que, finalmente, chegaram reforços no dia 18 de maio de 1900. Foi então a consagração de B.P. que foi reconhecido como herói aos olhos dos seus compatriotas.

nascimento do escotismo deu-se, basicamente, em 1901, quando B.P. regressou a Inglaterra para ser cumulado de honrarias e descobriu, com espanto, que o seu sucesso se estendera também ao seu livro "Aids to Scouting", destinado ao exército, mas também usado como livro de texto nas escolas masculinas. B.P. aproveitou a oportunidade para ajudar os jovens da sua pátria, aproveitando as suas experiências na Índia e na África, entre os Zulus e outras tribos selvagens. Reuniu uma biblioteca especial de livros sobre educação de rapazes através dos tempos. Lenta e cuidadosamente B.P. foi desenvolvendo a ideia de escotismo. Para ter a certeza de que daria resultado, no verão de 1907, levou consigo um grupo de 20 rapazes para a ilha de Brownsea, para realizar o primeiro acampamento escotista de todos os tempos. Este acampamento foi um grande êxito.
Nos primeiros meses de 
1908, publicou em seis capítulos quinzenais, ilustrados por ele próprio, o seu manual de instrução escotista, "Escotismo para Rapazes", sem sequer sonhar que este livro iria desencadear um movimento que havia de afectar os rapazes do mundo inteiro. Mal começaram a aparecer as suas obras nas livrarias e quiosques, começaram a surgir patrulhas e grupos escotistas, não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países.

Em 1910, abandonou o exército onde atingira o grau de
 tenente-general, para embarcar na sua segunda vida, vida de serviço para o mundo, através do escotismo.
Em 1912, empreendeu uma viagem à volta do mundo para visitar escoteiros de muitos países. Foi aqui que começou a grande fraternidade mundial, porém a primeira grande guerra começou e a obra ficou entravada por algum tempo. Quando as hostilidades terminaram, a obra recomeçou.
Em 
1920, reuniram-se em Londres, vindos de todas as partes do mundo, muitos escoteiros para formarem a primeira reunião internacional escotista - o primeiro Jamboree Mundial. Na última noite do Jamboree, em 6 de agosto, B.P. foi proclamado Escoteiro Chefe Mundial, pela multidão de rapazes que o aclamavam.

O movimento escotista continuou a desenvolver-se e quando atingiu os 21 anos existiam mais de dois milhões de membros, em, praticamente todos os países civilizados da terra. Foi nessa altura que o rei Jorge V lhe deu a honra do baronato com o nome de 
Lord Baden-Powell of Gilwell.

Quando B.P. atingiu os oitenta anos foi com a sua mulher, 
Lady Baden-Powell, que fora colaboradora entusiasta de todos os seus trabalhos e que além disso era chefe das Guias (obra também criada por B.P.), para a sua terra amada. Instalaram-se no Quénia e aí faleceu Baden-Powell a 8 de Janeiro de 1941 com oitenta e três anos.

Actualmente existem cerca de 16 milhões de membros desta fraternidade mundial que tem como objectivo ajudar os jovens a atingir todo o potencial físico, intelectual e espiritual.
O lema do escotismo mundial reflecte as iniciais do seu fundador: "
BPrepared".

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que achaste deste post?